CIAS - Consórcio Aliança para a Saúde - Quem Somos
A+ A-

Consórcio Público
Consórcio (...) implica a idéia de associação, ligação, união e, no âmbito das relações intermunicipais, nada mais apropriado do que a formação de entidades visando o estudo, o acompanhamento, o diagnóstico das soluções que, via de regra, envolve municípios limítrofes e com problemas que se identificam numa ordem cada vez mais crescente, em função de forte demanda dos administrados (Torres, 1995).

Os Consórcios Públicos são propostas de gestão compartilhada e eficiente dos recursos públicos, levando em consideração as peculiaridades e capacidades de cada região.

É um esforço na busca do desenvolvimento dos municípios, por meio da oferta de serviços públicos.

O CIAS - Consórcio Aliança para a Saúde

O Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde tem como finalidade o desenvolvimento em conjunto de ações e serviços de saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, dos entes federados, inseridos no contexto da regionalização, da programação pactuada e integrada.
O Consórcio visa a otimização dos recursos e a priorização de utilização dos mesmos de acordo com a estratificação de riscos e as necessidades locais, diminuindo as demandas represadas, bem como a insuficiência ou ausência de oferta de serviços e/ou ações de saúde, caracterizados como vazios assistenciais, todas essas ações o CIAS identifica e respeita as especificidades locais, como perfil sócio demográfico, e epidemiológico regional.
O Consórcio também é responsável pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Macro Centro, componente essencial da rede regional de urgência e emergência.