Qual Vacina É Mais Segura E Eficaz? É Possível Fazer Distinção?
Coronavac/Butantan, Oxford/Astrazeneca, Biontech/Pfizer e Janssen/Johnson & Johnson.
Todas as vacinas são seguras e eficazes. Independente da tecnologia utilizada, esses imunizantes foram testados, tiveram sua eficácia comprovada por meio de estudos, avaliados e reavaliados por cientistas, e são aplicados em larga escala no mundo todo.
Como não há ampla oferta de doses, é essencial que a população não perca tempo quando o seu grupo for disponibilizado. Todas as vacinas são aprovadas, portanto, são eficientes e seguras. Quanto mais pessoas vacinadas, maior a cobertura vacinal, e consequentemente, a redução na circulação do vírus causador da doença.
Variante Delta Será 'Em Breve' Predominante no Mundo, diz OMS.

A variante Delta foi considerada pela Organização Mundial da Saúde de extrema importância por ser a cepa do coronavírus mais transmissível. Até o momento, ela já foi identificada em 104 países. Mesmo países com a vacinação mais avançada, como o Reino Unido, estão tendo uma escalada de casos por conta da alta taxa de contaminação desta variante.
O Ministério da Saúde confirmou 20 casos e duas mortes desencadeadas pela variante Delta no Brasil.
O Paraná é o estado onde há maior ocorrência, com sete infecções comprovadas. O Maranhão, primeiro estado a registrar casos desta variante no Brasil, tem seis casos registrados. Goiás computa dois casos; Rio de Janeiro já comprovou três, enquanto Minas Gerais e São Paulo confirmaram um caso cada.
Governo disponibiliza comprovante digital de vacinação contra covid

Crédito: Fábio Marchetto
Minas Gerais é o primeiro estado do país a disponibilizar para a população comprovante digital de vacinação contra a covid-19.
O serviço é prestado por meio do Saúde Digital MG – Covid-19, aplicativo em operação desde maio de 2020 que também disponibiliza teleconsultas, monitoramento de contatos de casos suspeitos e ou confirmados de covid-19, apoio psicológico, e, recentemente, agendamento para a vacinação contra o novo coronavírus.
Até o momento, 176 municípios aderiram ao aplicativo para o agendamento de aplicação de vacinas desta que é a maior campanha de vacinação da história de Minas Gerais.
Conectado ao Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus), o registro de vacinação é comunicado imediatamente ao SUS, por meio de QR Code, e certifica que o usuário recebeu o imunizante contra a covid-19. “Com o celular em mãos, o cidadão pode comprovar que recebeu as duas doses, no caso das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer ou dose única da Janssen em qualquer lugar que ele vá. A ação dá credibilidade de informação a quem recebe a pessoa e também praticidade para o usuário, que facilmente prova que está vacinado contra a doença”, explica Gian Gabriel Guglielmelli, assessor-chefe da Assessoria de Parcerias em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Saúde reforça importância das medidas de prevenção à COVID-19
