CIAS - Consórcio Aliança para a Saúde - Governo disponibiliza comprovante digital de vacinação contra covid

13/07/2021

Governo disponibiliza comprovante digital de vacinação contra covid

Governo disponibiliza comprovante digital de vacinação contra covid

Crédito: Fábio Marchetto

Minas Gerais é o primeiro estado do país a disponibilizar para a população comprovante digital de vacinação contra a covid-19. 
 
O serviço é prestado por meio do Saúde Digital MG – Covid-19, aplicativo  em operação desde maio de 2020 que também disponibiliza teleconsultas, monitoramento de contatos de casos suspeitos e ou confirmados de covid-19, apoio psicológico, e, recentemente, agendamento para a vacinação contra o novo coronavírus. 

Até o momento, 176 municípios aderiram ao aplicativo para o agendamento de aplicação de vacinas desta que é a maior campanha de vacinação da história de Minas Gerais.

Conectado ao Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus), o registro de vacinação é comunicado imediatamente ao SUS, por meio de QR Code, e certifica que o usuário recebeu o imunizante contra a covid-19. “Com o celular em mãos, o cidadão pode comprovar que recebeu as duas doses, no caso das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer ou dose única da Janssen em qualquer lugar que ele vá. A ação dá credibilidade de informação a quem recebe a pessoa e também praticidade para o usuário, que facilmente prova que está vacinado contra a doença”, explica Gian Gabriel Guglielmelli, assessor-chefe da Assessoria de Parcerias em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).