CIAS - Consórcio Aliança para a Saúde - Minas Gerais vai promover vacinação contra dengue em escolas, diz secretário de Saúde

06/03/2024

Minas Gerais vai promover vacinação contra dengue em escolas, diz secretário de Saúde

Minas Gerais vai promover vacinação contra dengue em escolas, diz secretário de Saúde

À TV Globo, Fábio Baccheretti afirmou que iniciativa é uma das estratégias para aumentar baixa cobertura vacinal no estado. Em BH, apenas 31% do grupo elegível foi imunizado.

O Ministério da Saúde vai antecipar a vacinação contra a gripe. Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, neste ano, a campanha terá início no dia 25 de março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A pasta negociou a entrega antecipada das vacinas, que estão previstas para serem distribuídas a partir do dia 20 para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Em 2023, o governo federal mudou a estratégia da campanha para a região Norte e já imunizou a população entre novembro e dezembro, atendendo às particularidades climáticas da região.

Minas Gerais vai promover a vacinação contra a dengue em escolas públicas, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Em entrevista à TV Globo nesta terça-feira (5), o secretário da pasta, Fábio Baccheretti, afirmou que a iniciativa é uma das estratégias para aumentar a baixa cobertura vacinal.

"A vacinação contra dengue, que foi estabelecida neste ano para as crianças de 10 a 14 anos, ainda está muito lenta — e é a melhor forma a médio e longo prazo de vencermos essa doença que nos atinge há mais de 40 anos. Por isso, é importante lembrar que essa vacina é segura, não existe nenhum risco", disse Baccheretti.

A primeira remessa de vacinas Qdenga, com 78.790 doses, chegou ao estado no último 22 de fevereiro. Neste primeiro momento, os imunizantes são destinados aos mineiros de 10 e 11 anos.

No entanto, de acordo com o secretário, as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos são o público prioritário da campanha. Por isso, o governo do estado também discute com o Ministério da Saúde a possibilidade de ampliar a imunização para toda essa faixa etária o quanto antes.

"[...] se a gente não tem crianças de 10, 11 anos, tomando essa vacina, não podemos tê-la parada, se temos aí um público já estabelecido até o fim do ano. Há expectativa de melhorar a cobertura com a vacinação nas escolas, mas também ampliar esse público mais precocemente para que a gente não tenha nenhuma vacina esperando no posto de saúde e tenhamos cada vez mais pessoas imunizadas e protegidas", concluiu o secretário.

Por G1 Minas — Belo Horizonte — 05/03/2024 19h26  Atualizado há 6 horas