CIAS - Consórcio Aliança para a Saúde - Conheça as recomendações do Código Latino-Americano e do Caribe contra o câncer

05/02/2024

Conheça as recomendações do Código Latino-Americano e do Caribe contra o câncer

Conheça as recomendações do Código Latino-Americano e do Caribe contra o câncer

Evidências científicas demonstram que medidas individuais podem diminuir riscos. Dia mundial de combate à doença é lembrado no dia 4 de fevereiro

 

O Código Latino-Americano e Caribenho contra o Câncer estabelece uma série de ações que podem ser adotadas por todas as pessoas, a fim de contribuir para a prevenção da doença. Ele consiste em 17 recomendações baseadas em sólidas evidências científicas identificadas, selecionadas e avaliadas por mais de 60 especialistas da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras organizações situadas na América Latina e no Caribe, incluindo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil.

Segundo dados da OMS, com a adoção de medidas adequadas de prevenção, cerca de 1,5 milhão de mortes por câncer poderiam ser evitadas anualmente. O número está incluído na “meta 25 para 25” da OMS, que visa reduzir as mortes prematuras por doenças não transmissíveis em 25% até 2025.

Para elaborar as recomendações, os especialistas consideraram as particularidades regionais quanto à carga de câncer, seus fatores de risco, os sistemas de saúde e as desigualdades sociais nos países. Um exemplo são os desafios da detecção e do diagnóstico precoce da doença em áreas rurais, populações ribeirinhas e comunidades indígenas. 

O documento sugere ações e políticas públicas para gestores da saúde e recomendações individuais voltadas às populações dos países, com medidas a serem adotadas para reduzir o risco de se desenvolver a doença.

As 17 recomendações do Código Latino-Americano e do Caribe contra o Câncer são:

1. Não fume ou use qualquer tipo de tabaco;

2. Faça de sua casa um lugar livre da fumaça do tabaco;

3. Mantenha ou atinja seu peso saudável, ao longo da vida, para ajudar a prevenir vários tipos de câncer;

4. Faça atividade física diariamente, ao longo da vida, e limite o tempo que passa sentado;

5. Faça uma alimentação saudável;

6. Evite o consumo de bebidas alcoólicas para ajudar a prevenir vários tipos de câncer;

7. Amamente. Quanto mais meses, melhor, para ajudar a prevenir o câncer de mama e o excesso de peso na criança;

8. Proteja-se da exposição direta ao sol nos horários de maior intensidade para ajudar a prevenir o câncer de pele;

9. Se você cozinha ou aquece sua casa com carvão mineral ou lenha, evite o acúmulo de fumaça dentro de casa;

10. Se houver alta poluição do ar no ambiente externo, limite o tempo que você passa ao ar livre;

11. Informe-se se o seu trabalho o expõe a substâncias que podem produzir câncer e exija e adote as medidas de proteção recomendadas;

12. A infecção pela bactéria Helicobacter pylori pode causar câncer de estômago;

13. Infecções por vírus como os das hepatites B e C, o vírus papiloma humano (HPV) e o da imunodeficiência humana (HIV) também podem causar câncer.

Portanto:
a) Vacine as crianças contra o vírus da hepatite B nas primeiras 24 horas de vida. Se você e sua família não receberam a vacina, imunizem-se, em qualquer idade;
b) Vacine meninas e adolescentes contra o HPV para ajudar na prevenção, principalmente do câncer do colo do útero, além de outros tipos da doença. Realize essa medida preventiva nas idades recomendadas em seu país. Se disponível, vacine também os meninos;

14. Não faça reposição hormonal na menopausa, a menos que seja indicada pelo seu médico;

15. Se você tem entre 50 e 74 anos, procure o serviço de saúde e solicite o exame de detecção precoce do câncer de cólon e reto (sangue oculto nas fezes ou colonoscopia);

16. Se você tem 40 anos ou mais, vá ao serviço de saúde a cada dois anos para fazer um exame clínico das mamas. A partir dos 50 até os 74 anos, faça uma mamografia a cada dois anos;

17. Se você tem entre 30 e 64 anos, procure o serviço de saúde e solicite o teste molecular do HPV, pelo menos a cada 5 a 10 anos, para detecção precoce do câncer do colo do útero.

Dia Mundial do Câncer

O reconhecimento da data 4 de fevereiro como Dia Mundial do Câncer surgiu no ano 2000, com a assinatura da Carta de Paris pelo então presidente da França, Jacques Chirac, e pelo então diretor-geral da UNESCO, Kōichirō Matsuura. 

No ano anterior, seis especialistas em câncer se reuniram para redigir o documento sobre uma visão para abordar o impacto do câncer “na vida humana, no sofrimento humano e na produtividade das nações”. A Carta destacou a necessidade de acesso a cuidados de qualidade, financiamento para a pesquisa do câncer, maior entendimento e, acima de tudo, respeito e dignidade para todos os indivíduos que vivem com a doença. Ao final, um artigo sugeriu um dia internacional de conscientização. 

Desde então, a data ficou marcada por campanhas globais de utilidade pública que visam evitar milhões de mortes anuais a partir do aumento da consciência e da educação sobre a doença.

Janaína Michalski - Ministério da Saúde - Saúde e Vigilância Sanitária