22/10/2024
Força Nacional do SUS recebe o 6º voo com 212 repatriados do Líbano
Uma equipe de 13 médicos, enfermeiros e psicólogos realizaram um total de 216 atendimentos, sendo 166 psicossociais e 50 assistenciais. Duzentos e doze brasileiros e familiares desembarcaram em São Paulo
Mais um voo da operação de repatriação de brasileiros e familiares do Líbano foi recebido, mais uma vez, pela Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS). No último sábado (19), quando deixaram a aeronave, os 212 brasileiros e familiares contaram com o acolhimento dos profissionais da FN-SUS que deram as boas-vindas na língua materna e triaram cada caso para realização de um atendimento qualificado e personalizado. Um total de 216 atendimentos foram prestados entre serviços médicos, psicossociais e assistenciais.
Com a chegada do sexto voo, a Força Nacional do SUS totaliza 1.116 atendimentos a 1.317 passageiros resgatados desde 6 de outubro, quando começaram a chegar os voos oriundos do país árabe.
Humanização
Composta por médicos, enfermeiros e psicólogos, a Força oferece cuidados quanto à saúde física e mental dos repatriados. A equipe recebeu uma espécie de manual de costumes do país, envolvendo cultura, comportamento, vestimenta, linguagem, religião e alimentação para prestar um atendimento mais humanizado e acolhedor.
A operação foi dividida em três eixos: equipe de acolhimento que dava boas-vindas aos repatriados, em sua língua mãe; equipe com experiência em urgência e emergência que ficou em espaço estratégico, de prontidão para prestar assistência aos passageiros que precisavam de atendimento imediato; e a equipe na tenda montada com equipamentos e dispositivos necessários para prestar atendimento médico e psicossocial.
Entre os atendimentos, as maiores ocorrências são de acolhimento, leve desidratação, primeiros cuidados psicológicos e crise hipertensiva.
Sobre a Força Nacional do SUS
Trata-se de um programa do Ministério da Saúde com foco em medidas de prevenção, assistência e repressão durante situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população, quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.
A FN-SUS contribui com o território afetado, levando orientações técnicas, ações de busca ativa e monitoramento de pacientes, atendimentos, liberação de medicamentos e apoio na reconstrução da rede de atenção à saúde local, dependendo do nível de resposta que a situação exija.
Operação Raízes do Cedro
A Operação Raízes do Cedro foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir do acirramento do confronto entre Israel e o grupo Hezbollah, que atua no Líbano. A logística de repatriação envolve o uso de aeronaves e de servidores da Força Aérea Brasileira (FAB) e um intenso trabalho de articulação do Itamaraty. O ministro Mauro Vieira mantém conversas com os chanceleres do Líbano e de países vizinhos com o objetivo de organizar o resgate com segurança.
Vanessa Rodrigues - Ministério da Saúde – Categoria - Saúde e Vigilância Sanitária
06/11/2024
Brasil é destaque no compromisso internacional de proteção de trabalhadores em migração
06/11/2024
“SUS é referência de sistema universal de saúde no mundo”, diz secretário executivo do Ministério
06/11/2024
Ministério da Saúde e Anvisa emitem alertas sanitários sobre mpox nos portos e aeroportos
06/11/2024