17/10/2024
Brasil lidera debates na área da saúde durante evento na Alemanha
Temas como mudanças climáticas e seus impactos na saúde, além das prioridades do Brasil na presidência do G 20 foram discutidos na Cúpula Mundial da Saúde
O Brasil foi um dos protagonistas na Cúpula Mundial da Saúde (World Health Summit), evento que reuniu líderes mundiais, entre os dias 13 e 15 de outubro, em Berlim, para debater a saúde global e buscar soluções para garantir um futuro mais saudável para o planeta. O encontro foi organizado pela rede acadêmica da Alemanha e promoveu o debate com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Na oportunidade, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel, representou o Ministério da Saúde em diversos painéis e sessões como: o acordo pandêmico da OMS; acesso universal a medicamentos e outras tecnologias de saúde; financiamento dos sistemas de saúde diante da mudança climática; saúde das mulheres; e a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa proposta pela presidência brasileira no Grupo dos 20 (G20).
De acordo com Ethel, há um grande interesse das lideranças mundiais em relação às prioridades do Brasil para a saúde durante a presidência do G20. O país está negociando a declaração de mudanças climáticas também com foco na saúde, bem como a coalizão para produção local de medicamentos e vacinas no Grupo de Trabalho da Saúde do G20.
COP 30
Outro tema de grande relevância dentro da Cúpula foi a preparação do Brasil para a realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.
“A questão das mudanças climáticas é cada vez mais relevante no mundo e também tem grandes implicações na saúde. Há muito interesse em saber como o Brasil está criando o ‘Plano Clima’, que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. E nós estamos fazendo o plano da saúde dentro dessa ação que pretende ser lançada durante a COP 30”, observou Ethel Maciel.
Saúde digital
A Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi) também participou da Cúpula, representada pela diretora do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), Paula Xavier. Os números do Programa SUS Digital, criado pelo ministério, foram apresentados aos participantes.
Ministério da Saúde – Categoria - Saúde e Vigilância Sanitária
06/11/2024
Brasil é destaque no compromisso internacional de proteção de trabalhadores em migração
06/11/2024
“SUS é referência de sistema universal de saúde no mundo”, diz secretário executivo do Ministério
06/11/2024
Ministério da Saúde e Anvisa emitem alertas sanitários sobre mpox nos portos e aeroportos
06/11/2024